A figura do Faturista

Ninguém pensa, quando eu crescer vou ser faturista, vou trabalhar com faturamento médico e odontológico.

Geralmente pensa-se em ser médico, advogado, engenheiro, arquiteto, funcionário público, professor, veterinário, contabilista, jogador de futebol, cantor, ator de novela, presidente da republica, mas faturista definitivamente não.

O médico se gradua em Medicina. Inicia o trabalho em UBS, pronto-socorro, UTI, trabalha em 3 ou 4 lugares diferentes e um belo dia resolve montar um consultório médico.

Contrata um contador, cria-se contrato social, cnpj, abre-se uma conta bancaria, etc.

Aluga-se uma sala, compra-se linha telefônica, computador, móveis, quadros, máquina de café expresso e uma secretaria.

Com o tempo consegue um ou dois contratos de credenciamento e com isso começa-se a saga para que a secretaria (ou alguém da família) faça o trabalho.

Surgem os primeiros problemas de glosa, de falta de informação para emissão ou não de nota fiscal, perda do prazo de entrega do faturamento, ausência de carimbo ou assinatura, rasuras, valores faturados a menor, etc.

Após glosas frequentes devido a total falta de controle, pois não há processo para organizar esta rotina, começa a pensar em contratar outra pessoa para cuidar apenas disso (2º erro  encargo, CLT, perfil para a vaga).

O 1ª erro foi incluir no escopo de trabalho da secretaria que atende ao telefone, atende ao paciente, atende ao médico, faz café, arruma diariamente o consultório, vai ao banco, vai ao correio, vai ao hospital, tem licença maternidade, que cuide do faturamento.

Que informe o valor correto da consulta, que fature um procedimento ambulatorial sem ao menos realizar uma validação previa do procedimento ou mesmo da elegibilidade do paciente, que codifique material, medicamento, taxa de sala de modo correto, que protocole um faturamento fora do prazo, que não tenha copia para posterior contestação para o recurso de glosa, enfim, que seja responsável por tudo isso.

Não que a recepção não tenha perfil para desempenho da função. O que menciono é ter tempo suficiente para realizar apenas isso sem interferência durante o processo.

O faturista é um profissional qualificado, que conhece (espero) o mercado, o modo de operação das operadoras, as regras estabelecidas pela ANS para envio do XML, enfim, consegue se movimentar nesta selva de informações que cada operadora cria para pagar a sua rede. Basta seguir a rotina de cada operadora para obter êxito quanto aos recebimentos.

Particularmente tenho apreço pelo que faço, gosto do trabalho e tenho a sorte de ser sócio de uma empresa que possui material humano qualificado para a execução das tarefas.

Temos know-how, infraestrutura, ferramentas para desempenho da prestação de serviço. Somos organizados e processos definidos para a execução das tarefas.

Contate-nos. Agende uma reunião. Garanto que não mais do que 60 minutos serão suficientes para entender a sua demanda, propor um serviço adequado à necessidade de sua empresa.

Aguardamos o seu contato.

Seja bem-vindo. Somos a Trevisani Serviços. A futura empresa que cuidará do seu faturamento. Nos dê uma oportunidade para apresentarmos a nossa prestação de serviço.

Obrigado,
Renato J Trevisani Camargo.
© 2018. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido pela Web Inteligente